Otimismo e pessimista, quais benefícios?

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Otimismo e pessimista, quais benefícios?

Há um tempo para cá, devido ao mal-estar generalizado provocado pela crise econômica e a desorientação que padece a sociedade em geral quanto a saber priorizar os princípios e valores adequados, os autores que compõem a indústria da auto-ajuda que nos têm vindo a repetir uma e mil vezes a importância do pensamento positivo e o otimismo para atrair coisas boas para nossa vida. Também nos disse que as coisas negativas que configuram nossas vivências nos foram oferecidas por nossa forma de pensar, com o que o mal-estar dos indivíduos que as expectativas, uma vez que apesar do sentimento de culpa por ser os responsáveis por isso.
O escritor, jornalista, ensaísta e sociólogo canadense Malcolm Gladwell, coletou uma série de dados e estatísticas que indicam que a nossa probabilidade de obter conquistas depende de uma acumulação constante de vantagens, como o lugar e a época em que nascemos, as condições materiais da sociedade em que nos criamos, o prestígio, posição sócio-econômica de nossa família, etc. É por essa razão que, segundo este autor, a hipótese de a onipotência do otimismo não se sustenta.
Parece que tem havido uma tendência muito marcada para o estudo das características individuais das pessoas vencedores. Nos relatos de suas hábito, personalidade, caráter, modo de agir,… Mas não foram tidos em conta outros factores que também podem ser extremamente influentes, como o ambiente social e cultural, a família, a geração da época histórica.

Resultado de imagem para otimismo e pessimismoGladwell analisou as circunstâncias que cercaram o sucesso de futebolistas, figuras de negócios e grupos de rock; e em todas achou conjunções aleatórias que explicam a sua sorte melhor do que o pensamento positivo. A mensagem incondicional sobre a importância do otimismo nos impede de perceber que em muitas situações as conquistas e as tragédias pouco nada têm que ver com a nossa maneira de pensar.
Passar por momentos difíceis é necessário, muitas vezes, para podermos avançar. O professor e escritor Eric G. Wilson nos diz através de seus ensaios, que a felicidade futura depende, em grande medida, de um mal-estar presente que nos incita a agir para mudar a nossa situação. O que acontece é que a idéia de que o pensamento positivo pode ser uma via direta para a felicidade e salvar todo o tipo de sofrimento é muito atraente. De acordo com o psicoterapeuta Giorgio Nardone, isso ocorre porque o inculcarnos a “lei da atração” (por muito irracional que esta seja), nos faz acreditar que a nossa alegria vitalidade aumenta as chances de que nos aconteçam coisas boas. Mas é a mesma razão pela qual as tribos antigas acreditavam que fazendo certas danças rituais a chuva viria. Mesmo assim, todos nós gostaríamos de acreditar na magia do nosso pensamento, e a indústria da auto-ajuda transformou muito jogo deste anseio.
São muitos os cientistas que questionam este fanatismo do otimismo. A psicóloga da Universidade de Nova York Gabirele Oettingen, nos diz que desfrutar de uma experiência desejada como se ele já tivesse começado, faz com que desapareça o “Optimemory” (desconforto e o entusiasmo necessário para atingir nosso objetivo). Daí o perigo de dedicar mais tempo a pensar positivo que a desenvolver as estratégias necessárias para resolver nossos problemas
Um estudo realizado pela professora da Universidade de Nova York Heather Kappes, provou esse fato. Os participantes deste estudo passaram algumas horas sem beber líquidos. Quando a sede e arremeteu, submeteu-se a um grupo deles uma autohipnosis que lhes fez sentir uma agradável sensação de saciedade. O pensamento otimista conseguiu fazer com que se sentissem bem, mas esse efeito relaxante eliminou a motivação e muito poucos beberam água quando já puderam fazê-lo. Isto nos mostra que um dos riscos do pensamento positivo, já que este, em algumas situações, pode ser muito pouco receptivo.
Hoje em dia, os psicólogos sabem que as emoções negativas têm um maior peso sobre nós e são mais duradouras do que as positivas. Isso ocorre porque são necessárias enquanto não mudamos a situação resolvemos a adversidade que nos provoca. Por outro lado, os sentimentos positivos que têm menos importância adaptativa que os negativos, porque não são essenciais para resolver problemas.
A ensaísta e ativista social norte-americana Barbara Ehrenreich, reivindica o direito à raiva e argumenta que, em alguns casos, a tristeza, a raiva, o medo , e o comportamento desafiante ajudam a mudar aquilo que não funciona. As emoções e sentimentos negativos serviram ao ser humano e mudar o rumo dos acontecimentos.
Muitos terapeutas se opõem a esta corrente otimista e desprovido de bases científicas , já que puderam comprovar os riscos que envolve. Por exemplo, quando se pede a uma pessoa deprimida que tente pensar de forma otimista, o único que se consegue é acentuar a sua melancolia. Quando nos sentimos tristes, nossa mente tende a nos comparar com o resto de pessoas. O que não conseguimos pensar de forma positiva e ver que outros sim que o conseguem, acaba por generarnos uma grande impotência e frustração, além de prejudicar nossa auto-estima
Como prova da falta de rigor esta corrente de pensamento, encontramos o caso da escritora de livros de auto-ajuda Choi Yoon-Hee. Esta escritora sul-coreana é conhecida mundialmente por seus vinte obras e vários programas de televisão, em que defendia o grande poder da esperança e o otimismo, contudo, se suicidou junto a seu marido, logo que começou a sofrer problemas de saúde.

Resultado de imagem para otimismo e pessimismoO psicólogo e escritor Eparquio Magro, lança outro aviso sobre esta corrente de pensamento positivo e o tipo de mensagem social que lança. Este autor alerta sobre as consequências da tendência a atribuir o sucesso e o fracasso a atitudes internas, já que dá aos poderosos justificação psicológica que lhes permite culpar os mais desfavorecidos, achacándoles sua falta de otimismo
Além disso, como nos diz o filósofo José Antonio Marina, a idéia de que não nos lamentar as coisas, mas as crenças que temos sobre as coisas, e que mudando nossas crenças podemos nos sentir bem, pode conduzir a uma resignação social e a um certo hedonismo emocional individualista.
Devemos tomar consciência de que o mal-estar emocional é o primeiro passo para transformar as situações susceptíveis de melhoria, e devemos entender a dor como o sistema de alarme de que temos que melhorar alguma coisa. Uma vez resolvido já teremos a felicidade e satisfação de ter conseguido!

Em seguida vos apresentamos 5 conseqüências terríveis do otimismo tóxico para a nossa vida retiradas da web Canto da Psicologia :
Você está mentindo para si mesmo.Manter um otimismo sem fundamento, sem ter em conta a realidade, equivale a mentir a si mesmos, mas o pior de tudo é que não somos plenamente conscientes de que estamos autoengañando.
Desenvolver uma atenção seletiva Ser excessivamente otimista, nos levará a nos concentrar exclusivamente nas coisas que queremos ver. Esse otimismo sem fundamento, fará com que interpretemos incluindo os sinais de alarme como a confirmação de que tudo vai bem, levando-nos a ignorar os problemas pequenos , que provavelmente continuarão crescendo até se transformar em obstáculos intransponíveis.
Das etapas na direção errada. O otimismo excessivo impede de fazer uma avaliação objetiva da realidade, como resultado, não somos capazes de adaptar o nosso roteiro para o que acontece e acabaremos dando passos na direção errada, em prol de uma meta inatingível.
Não ter um plano alternativo. Na vida, especialmente quando empreendemos projetos importantes, é fundamental manter-se atentos para as mudanças de endereço para corrigir o rumo, se necessário. O otimismo tóxico nos impede sequer de avaliar essa possibilidade.
Desenvolver expectativas irreais. Organizamos uma grande parte de nossa vida com base no que esperamos conseguir, o que significa que alimentar expectativas irreais fará com que vivamos no mundo da nossa mente, assim cada vez mais da realidade.

Como proteger-se do otimismo tóxico e sem cair no pessimismo?
Entender o que é realmente o otimismo. Algumas pessoas assumem o otimismo como uma negação. Na verdade, se nos deu errado, devemos procurar as causas e aprender com os erros para não voltar a cometê-los. O otimismo benéfico é aquele que nos permite seguir em frente, apesar de as coisas negativas, mas sendo conscientes delas.
Abraçar o otimismo pró-ativa. Ser otimista é positivo, dezenas de pesquisas têm demonstrado seus benefícios para a nossa saúde mental e física. No entanto, sentar-se à desejar algo não fará com que aconteça. Por isso, é importante que o otimismo seja acompanhada de um plano de ação.
Bebe uma dose de negativismo estratégico. Não consiste em adotar uma atitude pessimista, mas antecipar aos possíveis problemas e buscar soluções, de forma que não tenhamos que desistir de nossos sonhos. Devemos prever os problemas e contratempos, para que estes não se transformem em obstáculos intransponíveis.